Conscendo Sodalitas
Quinto Crakra - Laríngeo
O Chakra Laríngeo, ou Vishuddhi, em sânscrito (significa 'purificar'), situa-se à frente da faringe, laringe e da glândula tireóide, emanando energia prânica, captada em seu centro, na forma de dezesseis raios (ou pétalas). Emite uma cor que varia do azul ao lilás.
A principal função desse importante Centro é a purificação do néctar vital, produzido em Sahasrara e em Bindu, um ponto psíquico etérico na parte cerebral posterior. Esse néctar vital desce até Manipura, onde é consumido como combustível vital, indispensável à sobrevivência.
O néctal vital é secretado por Bindu e armazenado em um Chakra secundário, localizado na parte superior da epiglote, denominado Lalana. De Lalana o néctar vital desce, primeiramente, até Vishuddhi, antes de atingir Manipura. Se Vishuddhi estiver desenvolvido, o néctar vital é então purificado, potencializado e dotando de propriedades revigorantes e rejuvenescedoras, sendo melhor aproveitado por Manipura, aumentando a longevidade do indivíduo. Se, ao contrário, Vishuddhi estiver desativado, o que é o mais comum em nosso estágio evolutivo, o néctar vital não purificado ou potencializado, torna-se insuficiente para a demanda de Manipura, depletando e enfraquecendo gradualmente o indivíduo, encurtando-lhe, por conseguinte, o seu período de vida.
Quando Bindu, Lalana e Vishuddhi tem perfeito funcionamento, o Iniciado consegue a capacidade extraordinária de se abster, por longos períodos, de comida, água e até mesmo do ar. Isso acontece porque nesses indivíduos, a carência desses elementos estimula uma secreção maior do néctar vital por Bindu, que depois de passar por Lalana e por Vishuddhi, onde é potencializado, ou depurado, torna-se extremamente energético, sendo transferido para Manipura, onde é suficiente para a manutenção do corpo pelo tempo de privação.
Vishuddhi desenvolvido tem também a capacidade de depurar venenos absorvidos do ambiente, seja pela respiração, seja pela alimentação.
Um dos poderes adquiridos com a ativação de Vishuddhi é a clauriaudiência (poder de escutar os sons etéricos e astrais).
Conscendo Sodalitas