Conscendo Sodalitas

Quarto Crakra - Cardíaco

O Chakra Cardíaco, ou Anahata, em sânscrito (significa 'invicto' ou 'inviolado'), situa-se à frente do coração, emanando energia prânica, captada em seu centro, na forma de doze raios (ou pétalas). Quando desenvolvido é brilhante e tem cor amarela dourada, semelhante a um pequeno Sol.

Esse Chakra se diferencia e se destaca dos outros pois quando o indivíduo o desenvolve, sua alma individual (Jiva) não está mais vinculada totalmente ao Carma. Enquanto o inciciado ainda se encontra na fase de desenvolvimento dos 3 Chrakras mais abaixo (Muladhara, Svadhisthana e Manipura), que são Centros vinculados à vida fenomênica, fica completamente submisso a lei cármica, simplesmente aceitando o que ela lhe oferece. Quando ativa plenamente Anahata, Jiva, se independe parcialmente dos efeitos cármicos, podendo agir mais livremente, sem que o Carma Individual ou Coletivo atrapalhe a sua jornada. Anahata não está subordinado ao Carma desse mundo.

Quando a pessoa desperta Anahata, livre das influências cármicas, ela tem todos os seus desejos realizados prontamente, sejam eles bons ou maus. Isso gera um grande perigo, pois quem trilha esse caminho tem que possuir uma mente pura e um desenvolvimento moral incontestável, onde inexistem o preconceito e todo o tipo de pensamento negativo, uma vez que, embora esteja livre das interferências cármicas, uma terrível consequência pode advir de uma má conduta. Frater Satyananda nos esclarece: 'Quando Kundalini é desperta, ascendendo até Manipura e, após, retorna ao Muladhara, pode ser novamente elevada, por meio de técnicas persistentes de ioga e meditação; mas quando Kundalini atinge Anahata e retorna ao Muladhara, ele o faz de forma praticamente permanente, o que torna dificílimo elevá-la novamente.'

À altura de Anahata, encontra-se o Granthi (nó) Vishnu, que terá de ser desfeito, primeiramente, antes que Kundalini ascenda para o Chakra Laríngeo.

As qualidades paranormais adquiridas com o desenvolvimento de Anahata incluem, como já dito, a realização de todos os desejos pessoais, a perda do egoísmo, com a obtenção do amor cósmico desinteressado e de uma eloquência singular, como também o poder de curar por imposição das mãos.

Esse Chakra deve estar desenvolvido, na Quarta Iniciação, pois confere ao Iniciado o controle dos elementais do ar.

Conscendo Sodalitas